Notícias
O resgate da identidade negra na cultura brasileira é uma tarefa complicada abarcada pelo Projeto Afro.
O Colégio de Aplicação realiza anualmente um conjunto de atividades interdisciplinares intitulada Projeto Afro, que faz parte da adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para proporcionar uma boa experiência aos estudantes, os professores abordam de forma prática e teórica as temáticas do projeto, valorizando constantemente as diversas áreas do conhecimento.
Trazendo, desta forma, debates extremamente relevantes para a construção de uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária. As discussões são pautadas na necessidade de refletir sobre a identidade racial numa escala nacional por meio da compreensão do que é a política de reparação, de reconhecimento e de valorização da cultura africana e afro-brasileira.
O CAP procura mostrar aos seus estudantes do oitavo ano (os participantes do projeto) que é possível utilizar a educação como mecanismo de transformação de um povo, demonstrando como a escola é essencial no processo de formação dos estudantes e da sociedade. De forma a valorizar a pluralidade racial, combater o racismo, promover a igualdade e desenvolver atividades colaborem para a reflexão sobre a cultura africana e afrodescendente ocasionando mudanças.